Por Vítor Ogawa
A projeção das vendas de veículos na ExpoLondrina pelos expositores está otimista, com percentuais de crescimento que variam de 20% a 100% em relação ao volume de vendas realizado no ano passado. A média de vendas prevista é de pode atingir picos de 150 veículos nas revendas mais agressivas.
Na Toyopar, o gerente comercial Willian Gaúcho relatou que a previsão é comercializar 150 veículos durante os dez dias exposição. De acordo com ele, o perfil de seus clientes são produtores rurais que já têm procurado um dos carros-chefes da marca, que é a Toyota Hilux de cabine simples. De acordo com ele, a revenda tem a modalidade de venda tradicional, por intermédio de financiamentos e também pela venda por barter, ou seja, pela troca de sacas de soja ou milho pelo veículo. “A venda por barter está prevista na Toyota como função principal ou secundária. Isso permite que o produtor tenha acesso a veículos das linhas básicas ou mesmo os top de linha”, declarou.
Uma das expositoras mais tradicionais da ExpoLondrina é a Metronorte, que comercializa os veículos da marca Chevrolet. “A expectativa de vendas este ano é de 20% a mais do que o que foi comercializado no ano passado”, relatou Valdir Rezende, diretor comercial da empresa, embora não tenha divulgado o volume comercializado em 2024. “Trouxemos a S10, a Tracker, a Onix como os produtos principais e também os veículos elétricos como a Tracker e a Equinox com condições excepcionais”. Ele ressaltou que há a possibilidade do visitante da ExpoLondrina que estiver interessado na aquisição da Trail Blazer que realize um test drive em uma pista off-road. “Fazemos questão da ida dos visitantes nessa pista off- road radical”, declarou.
Marcelo Lopes Elias, supervisor de vendas da Norpave, também ressaltou que as vendas devem ter um acréscimo de 15% a 20% em relação ao ano passado. “O ano passado foi um ano muito positivo, em que tivemos muitas vendas e queremos superar a concorrência na edição deste ano com uma política comercial bem agressiva”, destacou. Ele apontou que os modelos T-Cross Extreme e o Nivus devem ganhar a preferência do consumidor. “Estamos com consórcio e financiamento de veículos e também temos a venda por barter, em que entramos como intermediário com as traders de soja e milho e fazemos a troca com o agricultor. Cada vendedor estará habilitado a fazer a simulação com o comprador”, ressaltou Elias. Ele destacou que as vendas devem superar 100 veículos. O vice-presidente de vendas e marketing da VW do Brasil, Roger Corassa, ressaltou a parceria com o Circuito Sertanejo, com a realização de shows. “Nós temos uma estratégia de presença na ExpoLondrina”, declarou.
O diretor do grupo Provence, Rafael Salido, que engloba a concessionária Hyundai Lovat, destacou que preparou uma seleção de ofertas de veículos da Hyundai, com o adicional de que os primeiros 20 compradores de carros no estande ganharão a oportunidade de andar em um carro de corrida que está participando da Copa HB20, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “Nós trouxemos um carro de corrida e montamos uma campanha comercial muito agressiva, com taxas especiais em até 60 meses para pagar”. Entre os destaques está a New Tucson, o Ioniq 5, o novo Creta e o caminhão HR”, ressaltou.
Na Nicenter, que revende veículos da marca Nissan, a previsão é de que as vendas correspondam praticamente ao mesmo volume que foi comercializado no ano passado, de acordo com o gerente comercial Jackson André Bento. De acordo com ele, o forte durante a ExpoLondrina será a comercialização de caminhonetes, com destaque para a Frontier.
Fotografias: Rubem Vital