Por Maria Charamitaro*, da Assessoria de Imprensa Via Rural Smart Farm
A Via Rural Smart Farm se destaca como um dos espaços mais democráticos e atrativos da ExpoLondrina. Com mais de 15 atrações gratuitas, o ambiente coordenado pelo IDR-Paraná, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e empresas do setor, tem proporcionado experiências educativas e acessíveis ao público, unindo tecnologia agrícola, memória afetiva e educação ambiental.
Pais, filhos e avós têm feito da Smart Farm um ponto de encontro especial. Eles aproveitam para aprender e explorar um pouco da natureza e dos processos de produção rural. Anteriormente conhecido como “Fazendinha”, espaço tradicionalmente procurado pelas crianças, o local ganhou em 2025 uma proposta mais ampla e interativa, com exposições que despertam a curiosidade dos pequenos e estimulam o envolvimento das famílias.
A bióloga e professora Maria Cecília Hoffman, que visitou a Via Rural acompanhada dos filhos, destacou a importância da vivência prática no desenvolvimento infantil: “É a partir do momento que elas têm contato que aprendem a gostar e, consequentemente, ajudam a proteger”, salientou.
Visitantes que frequentam a ExpoLondrina desde a infância, agora retornam acompanhados dos filhos. O momento reforça vínculos e resgata aprendizados que marcaram gerações, fortalecendo a conexão com o meio rural e a história da região.
Para o público mais velho, o passeio também se torna uma oportunidade de reencontro com lembranças do passado. Dona Marlene, 68 anos, moradora de Arapongas, conta que viveu a infância na zona rural e ao visitar o estande de sericicultura, relembrou o tempo em que sua família era produtora de bichos-da-seda. “E agora eu fiquei muito impressionada com as novas tecnologias da produção. Era muito trabalhoso na época, mas agora está mais rápido. É bonito de ver.”
O espaço também tem despertado o interesse por novas práticas no dia a dia dos visitantes. Sandra, de 63 anos, contou que a visita à Via Rural a motivou a transformar o quintal de casa. “Eu fiquei muito inspirada pela horta suspensa que tem aqui e com as práticas de produção de hortaliças. Eu já quero montar uma horta assim lá no quintal de casa. Deve ser maravilhoso”, diz.
“A Via Rural Smart Farm representa uma tendência crescente: integrar saberes tradicionais e inovação em um ambiente educativo, acessível e envolvente. Com atividades práticas e conteúdos voltados para todas as idades, o espaço reforça o campo como lugar de aprendizado, memória e convivência familiar”, explica o gerente regional de Extensão Rural de Londrina do IDR-Paraná, Renan Ribeiro Barzan.
Via Rural Smart Farm
A Via Rural Smart Farm é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras instituições. Com mais de 11 mil metros quadrados, o espaço conta com prefeitura própria e áreas administrativas, como recepção, assessoria de imprensa e sala de apoio aos profissionais.
Entre as atrações da Via Rural Smart Farm, estão nove unidades didáticas da Universidade Estadual de Londrina abertas para a visitação, além de exposição de práticas e manejos agrícolas como sericicultura (bicho-da-seda), fruticultura, psicultura e criação de abelhas sem ferrão, além de maquetes do meio rural e máquinas agrícolas, apresentações culturais, turismo rural e feiras de artesanato e gastronomia.
Serviço – A Via Rural Smart Farm funciona durante todos os dias da ExpoLondrina 2025, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábados e domingos das 10h às 19h.
*Com orientação do professor Roberto Mancuzo, do Departamento de Comunicação
Foto: Valentina Oliveira, Assessoria de Imprensa Via Rural Smart Farm