ExpoLondrina 2025

Ingresso Expo Parque

ExpoLondrina 2025

Capa

13/04/2025

Primeiro leilão de cavalo de salto reúne mais de 300 pessoas na ExpoLondrina

Por Tatiane Pívaro
A ExpoLondrina sediou pela primeira vez um leilão de cavalo de salto. O evento foi realizado de forma híbrida (virtual e presencial) nesta sexta-feira (12), no recinto José Garcia Molina e reuniu mais de 300 pessoas. O 1º Leilão Dejet Impacto SRP & Convidados foi organizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), Centro Hípico Impacto –SRP em parceria com a Dejet. 
Foram leiloados 13 animais da raça BH (Brasileiro de Hipismo) de alta performance e valor agregado. Os animais são dos melhores criadores do Brasil e tem as melhores genéticas do mundo. “Foram vendidos filhos do melhor garanhão do mundo, do segundo melhor garanhão do mundo, então realmente só a melhor genética do mundo e isso associado às melhores matrizes. Então nós temos as linhas maternas que são as melhores disponíveis no Brasil e algumas também internacionais”, explicou Paula Alho, sócia-proprietária da Dejet Classics. 
Além dos cavalos e potros, dois embriões congelados foram leiloados durante o evento. Metade do valor da venda de um embrião foi revertido ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e o lance do outro animal foi doado inteiramente para a instituição de saúde, somando R$ 50 mil para o HCL. O instrutor de hipismo Lucas de Oliveira Canos avaliou positivamente o leilão. “A gente está muito feliz com esse evento porque o nosso esporte ficou por um bom tempo adormecido aqui na região e essa iniciativa da Impacto e da Sociedade Rural do Paraná em trazer um evento deste tamanho, isso vem para fomentar e fazer com que as sementes que estão sendo plantadas em nossos cavaleiros venham a florescer”, afirmou o professor. 
Estiveram presentes no evento o Presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre; Diretor de Atividades Equestres da SRP, Danton Dequech; Prefeito de Londrina, Tiago Amaral; atletas, instrutores de hipismo, criadores e investidores. “Fico muito feliz de ver a cidade de Londrina sendo mais uma vez um grande palco e a sede de um evento desse, de nível nacional e até mesmo mundial, fica aqui os meus parabéns à Sociedade Rural do Paraná e também à Impacto”, disse o Prefeito de Londrina, Tiago Amaral. 
Antes do início do evento, houve uma homenagem da Sociedade Rural do Paraná aos proprietários da Dejet Classics, Paula Alho e Renato Junqueira, e também ao instrutor de hipismo Anderson Tonon Rodrigues. A expectativa dos organizadores é que mais edições do evento sejam realizadas em Londrina. “Vai virar calendário, todos os anos eu espero que o pessoal conte os dias para chegar a ExpoLondrina para vir saltar aqui”, afirmou Danton Dequech, diretor de atividades equestres da Sociedade Rural do Paraná.  
Centro Hípico Impacto – SRP
Localizado no Parque Ney Braga Eventos, o Centro Hípico Impacto foi inaugurado em fevereiro de 2024, marcando um novo capítulo da modalidade no interior do Estado. Atualmente o centro conta com 140 alunos e é composto por três pistas de alta performance. O Centro Hípico Impacto se tornou uma referência no Paraná e, durante a ExpoLondrina, foi destaque no Brasil todo ao receber concursos de salto estadual e nacional, com premiações que somaram R$ 130 mil.
Fotos: Henrique Campinha
;