Por Tatiane Pívaro
As atrações do Palco Sunset desta quarta-feira (09) colocaram o público para dançar e cantar. No início da tarde, o local se transformou em um baile para a terceira idade. Mais de 300 idosos se reuniram para dançar ao som do Trio Modão Sertanejo. A banda fez os integrantes da melhor idade se soltarem nos mais diversos ritmos, do sertanejo ao forró, bolero e valsa.
A maioria dos visitantes frequentam os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) do município. Em Londrina são três: na zona norte, zona leste e oeste. Maria Vieira da Silva é aposentada, ela entrou na dança mesmo sem ter um par. “Achei ótimo para nós da terceira idade, a gente vem passear na expo, rever os amigos e a banda é muito boa”, contou a aposentada de 73 anos.
O “Bailando” é um projeto realizado desde fevereiro de 2024 com apoio da Secretaria Municipal do Idoso e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa nos CCI´s, mas pela primeira vez a pista de dança foi na ExpoLondrina. Quem participou do momento, aprovou a iniciativa. “É muito bom para interagir, para animar as pessoas, os idosos, para fazer novas amizades”, explicou Luiz Marques Matias, aposentado de 69 anos.
O baile também foi momento de voltar às origens. Suely Camarani é socióloga, ela ficou sabendo da atração e resolveu trazer o pai Obigail de 93 anos para dançar. “Eu achei muito louvável a iniciativa da exposição fazer isso para os idosos, porque faltava esse momento para eles aproveitarem, parabéns para todos os organizadores. Meu pai tem 93 anos e não toma nenhum remédio, ele sempre foi muito vaidoso, gosta muito de se arrumar, a vida dele sempre foi dançar, para ele é um momento inesquecível”, explicou a socióloga.
Além dos participantes dos Centros de Convivência, 130 idosos da cidade de Nova América da Colina viajaram cerca de 70 quilômetros para participar do baile. A atividade foi incentivada pela própria prefeitura do município. Leila Farias é enfermeira, além de acompanhar os conterrâneos, ela também aproveitou para “mexer o esqueleto”. “Está muito bom! Para a gente é muito gratificante porque um dia também seremos idosos. A dança é vida para eles, eles saem da rotina, de dentro de casa, tem uns que são sozinhos, precisam de carinho, então é muito bom para eles socializarem, isso traz saúde também”, disse a enfermeira.
Depois do baile, os idosos receberam um lanche preparado especialmente para eles e tiveram ainda aula de zumba com os professores do Espaço Zin. Coordenadora dos bailes, Laís Araújo afirmou que a quantidade de participantes, surpreendeu. “Para nós realmente foi uma surpresa por ver o número de idosos que participaram, imaginávamos que teríamos volume, mas não tanto, superou as expectativas em mais de quatro vezes. A gente fica muito feliz em ver que pessoas estão vindo pela primeira vez e um olhar diferente para a terceira idade. A melhor idade hoje está dançando, está feliz, está tendo qualidade de vida, pontuou a coordenadora e jornalista.
Programação diversificada
O Palco Sunset teve ainda nesta quarta-feira a cantora Anagela, com músicas sertanejas e Adler Beltrão com sertanejo e MPB. E o show prosseguiu com Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná, atualmente considerada uma das melhores do seguimento no país, e a consagrada Banda ShowBiss. Com mais de 25 anos de estrada, a banda é considerada uma das mais completas e requisitadas do Sul e Sudeste do Brasil. O grupo levou um espetáculo com troca de figurinos e diversidade musical.
Palco Sunset
O Palco Sunset é idealizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) em parceria com o grupo RIC e Corre Cultura. A programação cultural começa na hora do almoço e segue ao longo do dia e início da noite. Além das atrações artísticas gratuitas, o espaço conta com uma área gastronômica que reúne barracas tradicionais e food trucks.
Fotos: Rubem Vital