Por Erika Zanon
A terceira edição do Londrina Paraná Day movimentou a manhã desta sexta-feira (4) na Casa do Criador, no Parque Ney Braga Eventos, durante a ExpoLondrina, reunindo representantes de embaixadas e consulados de países como Inglaterra, Japão, Espanha, Dinamarca, França, Índia, Alemanha, Itália, além de empresários chineses. Com o objetivo de mostrar o potencial de Londrina para o mercado internacional, o evento se consolida como vitrine para novos negócios e conexões globais.
A terceira edição do Londrina Paraná Day movimentou a manhã desta sexta-feira (4) na Casa do Criador, no Parque Ney Braga Eventos, durante a ExpoLondrina, reunindo representantes de embaixadas e consulados de países como Inglaterra, Japão, Espanha, Dinamarca, França, Índia, Alemanha, Itália, além de empresários chineses. Com o objetivo de mostrar o potencial de Londrina para o mercado internacional, o evento se consolida como vitrine para novos negócios e conexões globais.
Segundo o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Henrique Ferreira, o município tem se estruturado estrategicamente para atrair investimentos estrangeiros. “A gente vem conectando mercados externos para atrair investimentos e fortalecer as empresas de Londrina. O agronegócio já faz essa ponte, mas o nosso papel é ampliar essa relação, promovendo Londrina para fora em diversas áreas, buscando visibilidade no cenário mundial”, afirma.
Ferreira destacou que a atual gestão trabalha para equilibrar a matriz econômica da cidade, com foco em desenvolvimento industrial e no turismo de negócios. “Estamos lançando o parque industrial e desenvolvendo um grande projeto industrial que terá grande relevância para o Brasil e está em fase de estudos. Com a chegada do gás natural na cidade, por meio da Compagas e uma estrutura adequada, Londrina se posiciona com força para crescer”, explicou.
O presidente da Codel também revelou a intenção de transformar a Codel em uma agência nos moldes da Invest Paraná. “Queremos que a Codel se torne a Invest Londrina, uma agência de atração de negócios. Estamos com apoio do governo do Estado e queremos que isso seja um ponto de virada na forma como Londrina se apresenta ao mundo”, completa Ferreira, pontuando que nesse formato a Codel poderia cuidar de todo o ecossistema de negócios, desde a atração de projetos até investimentos.
Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, participou de um painel junto com o presidente da Codel e reforçou o potencial de negócios que podem ser gerados para Londrina com a metodologia utilizada pela agência. “Londrina é um diamante bruto. Tem tudo para florescer e se destacar mundialmente”, afirmou Bekin, frisando que quanto mais rápido a Codel começar a utilizar as ferramentas disponíveis na agência, mais rápido vai alavancar novos negócios. A Invest Paraná é a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado do Paraná, uma ponte entre o poder público e a iniciativa privada, atuando na atração de novos investimentos, nacionais ou estrangeiros.
Demonstração da cidade
Para o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El-Kadre, o Londrina Paraná Day é mais uma demonstração da força da cidade. “Precisamos mostrar Londrina para o mundo. Temos capacidade, competência e diversidade de ações que nos habilitam a conversar com qualquer país. O Paraná Day começou pequeno e hoje tem mais de 200 pessoas participando. Isso mostra a relevância do que estamos construindo”, disse.
Marcelo também destacou o papel do agronegócio como porta de entrada para o mercado internacional. “Somos o celeiro do mundo e precisamos abrir novos mercados, mostrar a qualidade da nossa produção. Um evento como esse é essencial para que o agro se conecte globalmente. Temos orgulho do que fazemos e precisamos levar isso para fora”, concluiu.
Com iniciativas como o Londrina Paraná Day, a cidade reforça sua posição como um polo atrativo para investidores internacionais, combinando tradição, inovação e visão de futuro. E nessa linha, a diretora de Inovação da SRP, Tatiana Fiuza, falou no evento sobre o trabalho da SRP Valley, o braço de inovação da Sociedade Rural do Paraná, e do grande potencial que a cidade tem. “Existe uma falsa ideia de que não há tecnologia no campo, mas há e ela é fundamental no dia a dia do produtor, é um motor do desenvolvimento. Há muita oportunidade no agro e há em Londrina um ecossistema de inovação pronto para receber parceiros que querem impactar o futuro”, resumiu.
Interesse internacional
Presente no evento, o Cônsul Honorário da Inglaterra, Adam Patterson, elogiou o potencial de Londrina e reforçou o interesse britânico em estreitar laços com a cidade. “Já estive em Londrina algumas vezes, mas é a primeira vez que participo da ExpoLondrina e do Paraná Day. Fico muito feliz de estar aqui, entendendo mais sobre negócios internacionais e pensando em formas de fortalecer os laços bilaterais com essa grande cidade, a nossa 'Little London'”, brincou, referindo-se ao apelido carinhoso dado à cidade.
Para Patterson, as conexões possíveis entre o Reino Unido e Londrina vão desde o agronegócio, investimentos e educação a cidades inteligentes. “Vejo oportunidades reais também em turismo e na criação de parcerias diretas entre cidades do Reino Unido e Londrina, trocando experiências e trabalhando desafios em comum num mundo cada vez mais globalizado”, afirmou.
Já o Cônsul Geral do Japão no Brasil, Mitsui Yasuhiro, demonstrou entusiasmo com o potencial agrícola da região e vê oportunidades concretas de cooperação tecnológica. “Fiquei muito impressionado com a capacidade e o potencial do agronegócio no norte do Paraná, representado por Londrina. Se combinarmos isso com a tecnologia japonesa, esse potencial cresce ainda mais”, destacou.
Com passagens anteriores por Londrina, Yasuhiro contou que conhecia apenas a sede da Aliança da Cultura Japonesa, mas que esta visita permitiu uma visão mais ampla da cidade. “Temos laços muito fortes. A comunidade japonesa aqui é significativa. Queremos aprofundar essa conexão, trazendo tecnologia e conhecimento aplicado à produção. Londrina tem tudo para ser uma grande parceira”, concluiu.
Fotos: Fernando Cremonez