ExpoLondrina 2025

Ingresso Expo Parque

ExpoLondrina 2025

Capa

07/04/2025

Filhotes de Pietran são atração no pavilhão de suínos

Por Tatiane Pívaro
Quem passou pelo pavilhão de suínos da ExpoLondrina neste ano se deparou com muita fofura, isso porque dez leitões da raça Pietran estão expostos no local. São quatro machos e seis fêmeas, eles têm 20 dias e ficam com a mãe que pesa em média 250 quilos. Além das crianças, os adultos também ficam encantados com os filhotes. “Os filhotinhos são a coisa mais linda! E é muito legal vir porque não temos acesso a isso na cidade e é bacana justamente para mostrar para as crianças”, explicou a empresária, Claudia Frigo. 
O espaço recebe inúmeras famílias, a visita ao pavilhão se tornou tradição para muitas delas, como a da artesã Márcia Estevan, são várias gerações que já participaram da feira. “Esse espaço aqui a gente nunca deixa de passar porque é bem interessante e as crianças amam, eu já trazia as minhas filhas e agora estou trazendo o meu neto”, contou a artesã. 
Além dos leitões, o público também pode conhecer sobre as outras raças e cruzamentos, como Duroc, Large White, Landrace e Hampshire. Além disso, o visitante pode se informar sobre a suinocultura por meio de folhetos, cartilhas e tirar fotos. Em alguns momentos, ainda há interação com o público com perguntas sobre os animais. 
Pauline Guidoni Verburg é médica veterinária e responsável pelo pavilhão, ela explica que o foco da exposição dos suínos, além de informar o público, é fomentar a cadeia da suinocultura na região, que está mais presente no oeste do estado. “O nosso foco principal na feira é para que as pessoas tenham esse conhecimento, tenham o contato com o animal, muita gente nunca viu, então a gente traz mais para isso, para os estudantes também terem contato com os animais e fomentar mesmo a suinocultura na região”, explicou Pauline Guidoni Verburg. 
Destaque no estado
O Brasil é o quarto maior exportador de suínos no mundo e o Paraná o segundo maior produtor dos animais no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, os produtores paranaenses abateram mais de 12 milhões de porcos, o que representa 21,5% de todos os abates no Brasil no mesmo período. Em 10 anos, a produção absoluta no estado aumentou quase 79%. 
Serviço
O pavilhão de suínos fica próximo à Expo Sabores e funciona todos os dias durante a ExpoLondrina das 08h30 às 21h 
Fotos: Ricardo Maia
;