Por Vitor Ogawa
A ExpoLondrina 2025 exibe duas construções sustentáveis de madeira, com projetos que unem tecnologia, economia e responsabilidade ambiental. A FCC Madeiras e EcoTeto apresentam soluções inovadoras, desde residências rurais até unidades de hospedagem modular, todas fabricadas com madeira reflorestada de pinus paranaense.
A FCC Madeiras destaca casas construídas com pinus tratado em autoclave (CCA), garantindo resistência a cupins, umidade e intempéries. Segundo o representante da empresa, Luciano Nonvieri, essas construções podem durar mais de 100 anos com manutenção adequada.
"O pinus paranaense, muitas vezes subestimado, é uma madeira durável e sustentável. Com tratamento moderno, ele se torna uma opção tão confiável quanto as madeiras nobres, além de ser 100% reflorestável", explica Nonvieri. A unidade exposta no Parque Ney Braga possui 59 metros quadrados e consiste em dois módulos do tamanho de um contêiner cada, que são unidos in loco. A unidade é abastecida pela energia da rede e possui uma espécie de no-break, que possui capacidade de armazenar energia para manter a unidade em funcionamento por até 4 horas. Segundo ele, o ideal é implementar um radier e, a partir disso, em dois dias é possível construir a casa. O custo fica a partir de R$ 3,6 mil o metro quadrado.
Já a EcoTeto, representada pelo engenheiro civil Carlos Wagner Barbosa, apresenta unidades modulares que funcionam como hotéis sustentáveis, chalés ou mini-apartamentos, com energia solar acoplada e estrutura totalmente off-site (pré-fabricada).
"Nossos módulos são ideais para turismo rural, sítios e até moradias fixas. Eles chegam prontos em 30 dias, com custo acessível e personalização total", afirma Barbosa.
A casa de pinus reflorestado utiliza tecnologia WoodFrame (sistema americano) com paredes em drywall e instalações elétricas embutidas. A construção possui sustentabilidade comprovada, com madeira certificada, baixa emissão de CO2e rápida construção (redução de resíduos). Opções de 15 m² a 25 m², com mezanino, energia solar e revestimento impermeabilizado.
As unidades foram montadas na ExpoLondrina em parcerias com a Secretaria da Agricultura (SEAB) e ADAPAR para viabilizar moradias rurais.
Contatos:
FCC Madeiras - Luciano Nonvieri: (41) 99693-6545
EcoTeto- Carlos Wagner Barbosa: (43) 99651-0150
Fotos: Fernando Cremonez