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06/04/2025

ExpoLondrina é vitrine para restaurantes fidelizarem suas marcas

Além de incremento no lucro, restaurantes pioneiros de Londrina veem na feira um momento para construir relacionamentos duradouros com os clientes
Por Mariana Guerin
Comer bem está na programação das famílias que visitam o Parque Ney Braga Eventos todo ano durante a ExpoLondrina e os donos de restaurantes pioneiros na cidade aproveitam os dez dias de feira para oferecer ao público o que suas cozinhas preparam de melhor.
Há seis anos, o Galpão Nelore traz para o parque de exposições um menu diferenciado da churrascaria do centro de Londrina, com foco em pratos a la carte preparados com carnes premium. 
“Viemos para a feira com cortes nobres, selecionados e exclusivos, que nós não vendemos lá no centro, que é o assado de tira, bife ancho, prime rib, carré e filé de cordeiro, que são bem procurados aqui e as pessoas gostam bastante”, descreve o proprietário do Galpão Nelore, Carlos Messas.
Ele avalia que o público que visita o restaurante na ExpoLondrina é o mesmo que frequenta a unidade no centro: clientes seletos que gostam de carne diferenciada. “Acolhemos também em nossa casa muita gente que vem de fora, do Brasil inteiro, para fazer negócios e passear”, diz o proprietário, destacando que participar na ExpoLondrina é uma estratégica de fixação da marca que já tem mais de 30 anos de história. 
O gerente do Galpão Nelore, Acredinaldo Barbosa, destaca, ainda, o novo espaço montado em frente à pista de hipismo. Com a proposta de reunir padaria, confeitaria e culinária japonesa num só lugar com uma programação para o dia inteiro, as famílias ainda contam com um espaço VIP com consumação para passar o dia curtindo a feira, das sete da manhã às sete da noite, com muito conforto. “Já está sendo uma experiência muito boa”, declara Barbosa.
Segundo ele, “a feira é um espaço em que você consegue divulgar a marca não só para a Londrina, como para o Brasil todo. E, financeiramente, também ajuda muito, são dez dias em que o faturamento está diferenciado do centro. Cada ano que passa melhoramos mais a montagem de salão, a montagem de equipe, o espaço físico, então, cada ano que passa a gente melhora um pouco mais a expectativa”.
“Uma tradição: a história do Gelobel e da ExpoLondrina cresceu junta”, comemora Daniela Zanoni, sócia-proprietária do restaurante Gelobel. Para ela, a exposição traz visibilidade não só para o público londrinense, mas entre os visitantes do estado de São Paulo, que acabam conhecendo a marca.
Entre a Casa do Marchigiana, a Casa do Leite e a Casa do Criador, já são 20 anos de Gelobel na ExpoLondrina. “É um orgulho muito grande. A primeira vez que viemos para a Expo eram os meus pais. Eu sempre fico muito emocionada de falar, porque aqui na exposição a gente já viveu muita coisa. A relação de pertencimento que a gente tem com a Expo é muito grande.”
Ela acrescenta que ver toda a estrutura ser montada é uma emoção a parte. “Isso é muito verdadeiro, porque quando a gente entra aqui a gente vê a Expo nascer, vê os estandes e o parquinho serem montados, você sente que faz parte daquilo. Depois fica tudo pronto e você vê cheio de pessoas, de famílias. Então sempre que eu coloco o pé na exposição, no primeiro dia, eu choro”, confessa Daniela, que tem altas expectativas para a feira este ano.
“A Expo sempre surpreende positivamente. Nosso cardápio vem com a tradicional costela e o contrafilé, que não podem faltar, e trouxemos uma novidade, que é uma sobremesa deliciosa, churros com sorvete e doce de leite”, informa a empresária.
Ela celebra os clientes fiéis da marca, que já está em Londrina há 34 anos. “Nosso público é o mesmo dos nossos restaurantes na cidade, mas tem também o pessoal da diretoria da Rural, presenças ilustres de autoridades. Ficamos muito honrados deles estarem aqui experimentando a nossa gastronomia. Além das pessoas novas, da região, que nunca conheceram, mas o cheirinho vai lá fora e chama cada vez mais para experimentar”, comemora Daniela.
Estreia do famoso filé à parmegiana.
Pela primeira vez, a família Negrão, de Rolândia, trouxe a expertise de 25 anos do restaurante O Garfo em preparar delícias para o Parque Ney Braga Eventos. A razão: tornar a marca conhecida para o público londrinense.
“Somos um restaurante tradicional de Rolândia, onde estamos há 25 anos. Nós já temos um delivery há dois anos aqui em Londrina e, no final do ano, vamos inaugurar um restaurante aqui, com capacidade para 250 pessoas. Então, o que nos trouxe para a ExpoLondrina é conseguir uma maior visibilidade”, conta Rodolfo Negrão, que é um dos sócios da empresa familiar que conta com o trabalho do pai Robson, da mãe Anamalia e dos irmãos Rafael e Robson Filho. 
As expectativas para a feira são as melhores possíveis, segundo Rodolfo, que trouxe os carros-chefes do cardápio do O Garfo para o parque de exposições: filé com fritas, filé com legumes, filé gorgonzola e “o prato que não poderia ficar de fora, o filé à parmegiana, que fez a fama do nosso restaurante”, reconhece o proprietário.
“Cerca de 90% dos pratos que saem no restaurante são de parmegiana, por ter um molho artesanal e um filé preparado com cuidado. É um prato que tem muito destaque, muita visibilidade aqui na região”, comemora Rodolfo Negrão. 
‘A gente já criou raiz aqui’
Marlon Augusto Zanoni, proprietário do Sr. Zanoni, reconhece que a ExpoLondrina é um evento muito importante para a região Norte do Paraná e para a cidade. “É um evento expressivo, a gente está tanto tempo junto aqui em parceria com a Sociedade Rural, até com o pessoal aqui da Casa do Limousin, então, a gente marca presença.”
Para ele, participar da feira “é muito importante para a exposição de marca e para mostrar um pouco do nosso trabalho de atender a família”.  “A expectativa sempre é muito boa. A gente já criou raiz aqui, estamos desde 2012 e já estamos com um público fiel, acho que se a gente não vir, o pessoal vai sentir falta. Já é tradição”, opina o proprietário. 
De acordo com o gerente, Márcio Ferreira, o cardápio do Sr. Zanoni para a feira deste ano ofertará carnes grelhadas e porções. “É um momento único, uma adrenalina diferente. Momentos assim são importantes para trabalhar o posicionamento da marca, mostrar o que a gente sabe fazer de muito bom, a qualidade que a gente preza muito e o nosso bom atendimento.”
Fotos: Fernando Cremonez
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