ExpoLondrina 2025

Ingresso Expo Parque

ExpoLondrina 2025

Capa

13/04/2025

Espaço Cuidar bate recorde de atendimentos este ano na ExpoLondrina

Por Erika Zanon
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina encerrou sua participação na ExpoLondrina com um balanço extremamente positivo no Espaço Cuidar. Durante os 10 dias de evento, o local registrou mais de 40 mil atendimentos diretos, além de milhares de visitantes que passaram pelo estande para conhecer as atividades e serviços oferecidos.
O espaço, que tem como principal objetivo aproximar a comunidade do HU e promover relações institucionais, contou com a participação de mais de 300 profissionais, entre servidores do hospital, docentes do Centro de Ciências da Saúde da UEL e estudantes envolvidos em projetos de extensão e pesquisa. No total, foram oferecidos 40 tipos de atividades para todas as idades.
“A gente finaliza com muita alegria. Tivemos dias em que o espaço ficou completamente lotado. No primeiro domingo de feira, por exemplo, registramos o maior pico de público”, destaca Fernanda Floter, responsável pelo Espaço Cuidar na ExpoLondrina.
Entre os serviços ofertados aos visitantes estavam verificação de pressão arterial, aferição de glicemia, avaliação de sarcopenia (importante para prevenir perda de força muscular na velhice), orientações sobre animais peçonhentos e intoxicações domésticas com a equipe do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) e atividades educativas com os seis cursos da área da saúde da UEL: medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia.
O estande, conforme descreve Fernanda, também contou com uma área de microscopia interativa, onde crianças puderam observar, por lentes e telas, fungos, bactérias e ovos de tênias. Outro destaque foi a participação do serviço social, explicando os benefícios oferecidos pelo SUS.
Entre os diferenciais, o espaço ainda contou com: simulações com bonecos realistas para ensinar manobras de reanimação cardiopulmonar e desengasgo; demonstração de uma incubadora neonatal com o uso de bonecos que representavam bebês prematuros atendidos pela UTI do HU; a atividade Fuga das Chamas, que alertava sobre os riscos de queimaduras domésticas, uma das ocorrências comuns tratadas pelo hospital; avaliação de retenção de monóxido de carbono com a equipe da pneumologia, como parte das ações de combate ao tabagismo e uso de vape entre jovens; orientações sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea, com a participação do Hemocentro; apresentação do projeto de brinquedo terapêutico, que auxilia crianças durante internações com bonecos representando situações clínicas reais.
Outro carro-chefe do espaço foram as Práticas Integrativas e Complementares, todas oferecidas também no SUS. Os visitantes puderam experimentar auriculoterapia, aromaterapia, massagens em cadeiras e almofadas, com foco no relaxamento e na saúde emocional.
Este ano, acrescenta Fernanda, além das ações de saúde, o HU também prestou apoio logístico à feira com a gestão de cadeiras de rodas, emprestando os equipamentos aos visitantes com mobilidade reduzida. A Casa de Apoio Amigos do HU também esteve presente, divulgando o trabalho de acolhimento prestado a familiares de pacientes internados no hospital.
“Queríamos que cada pessoa que passasse por aqui levasse uma gotinha de amor do HU e da Sociedade Rural. E acredito que conseguimos”, finaliza Fernanda.
Fotografia: Fernando Cremonez
;