3ª Expo Ranch encerra provas equestres na ExpoLondrina 2025
Competição ficou marcada pelo grande número de competidores; renda arrecada será destinada ao Hospital do Câncer de Londrina
Por Guilherme Morais
A prova do Ranch Sorting foi a responsável por encerrar as provas equestres da ExpoLondrina 2025 neste domingo (13). A terceira edição da disputa recebeu um grande número de competidores na pista coberta do Parque Ney Braga Eventos.
Eram duas categorias e as duplas vencedoras foram: Cláudio Werner, de Londrina, e Rogério Fanelli, de Apucarana (categoria aberta livre); e Alexandre Machado e Arthur Ferreira (categoria amador principiante).
De acordo com Werner, embora já tenha disputado competições do Laço em Dupla, esta foi a primeira vez que ganhou uma prova da Ranch. “Foi disputada, mas fomos bem. Tinha umas 150 duplas e conseguimos a melhor média da final. É gostoso e ainda ganha a fivela”, contou.
Funcionamento
A modalidade pertence ao universo country e é disputada em duplas. Os participantes precisam apartar de um curral para o outro da pista 10 cabeças de gado em uma determinada ordem numérica e sequencial a partir do número solicitado. A pista fica em formato de “8” e tem uma abertura por onde os animais passam. Ganha quem fizer no menor tempo e na ordem correta. O Ranch Sorting nasceu nos Estados Unidos e reuniu familiares, tanto que é comum ver membros da mesma família competindo juntos.
A 3ª Expo Ranch foi realizada pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e pelo Núcleo Paranaense da Raça Quarta de Milha (NPQM). Vale ressaltar que essa é uma das provas equestres da exposição que terão a renda destinada ao Hospital do Câncer de Londrina. Inclusive, aulas acontecem durante todo o ano no Parque Ney Braga.
Fotografia: Ricardo Maia