A compra de veículos na ExpoLondrina já virou uma tradição,
uma vez que as condições de pagamento ofertadas durante a feira apresentam
oportunidades de negócios com descontos atrativos ano após ano e que
dificilmente são encontrados fora deste período de realização do evento. Alguns
veículos foram expostos nos estandes com descontos próximos de R$ 90 mil.
Centenas de veículos foram vendidos durante a realização da
ExpoLondrina 2023, com possibilidade de realização de mais negócios no
pós-feira, quando os vendedores entram em contato com as pessoas que deixaram
seus telefones e e-mails para um futuro contato e uma grande possibilidade de
aquisição de um novo veículo. No estande da Nicenter, que comercializa veículos
da Nissan, até sábado foram 13.717 pessoas que passaram no local. O gerente
comercial, Fábio Paulino, relatou que o balanço parcial até sábado apontou a
comercialização de 52 veículos com tíquete médio de R$ 240 mil. “Muita gente
deixou o telefone de contato para a venda pós-feira e estamos com aproximadamente 60 contatos quentes,
que a gente vai trabalhar no decorrer da semana, mas a gente vai pegar a base
de todos os passantes pelo estande e vamos trabalhar essa lista.” Ele avalia
que o público foi um pouco tímido no começo da feira e que os feriados da
Semana Santa possam ter impactado no público, mas depois houve uma reação no
número de visitantes. Ele relatou que as pessoas procuraram principalmente a
Frontier e o Novo Sentra.
O diretor superintendente Hélder João Massi afirmou que, em
11 dias, sem contar os visitantes eventuais, aproximadamente 700 clientes com
potencial de compra passaram pelo estande da Norpave para ver os veículos da
VolksWagen e, desse total, 130 pessoas fecharam contratos de compra de
veículos. “O tíquete médio foi de R$120 mil e muita gente deixou o contato para
fazer compra no pós-venda. Desses 700 clientes, praticamente 550 deixaram
contatos para a gente trabalhar. A gente bateu a meta da montadora, mas não
chegamos na meta nossa, que a gente quer trabalhar mais essa semana.
Pretendemos chegar na meta nossa de vender 180 carros até a semana que vem”,
declarou Massi. “A avaliação foi positiva. A gente sentiu que diminuiu o fluxo
de público, mas o que veio foi qualificado.” O veículo mais procurado pelos
visitantes foi a Amarok, que foi vendida a partir de R$ 238 mil.
Valdir Rezende Filho, gerente comercial da Metronorte,
ressaltou que o carro-chefe das vendas durante a exposição foi a S10, cujo
modelo LTZ estava sendo negociado por R$ 251.800. “A gente sabe que o preço da
soja deu uma caída e isso deixou o agricultor um pouco na retaguarda, mas a
gente tem conseguido fazer alguns negócios. A nossa expectativa é que a gente
atinja um número um pouco maior do que o do ano passado”, destacou. Ele relatou
que a expectativa é de que mais de uma centena de veículos sejam vendidos após
a feira. “Estamos acreditando nesse pós-feira.” Ele ressaltou que os veículos
mais procurados além da S10 foram a Tracker e a Nova Montana, que foi lançada
poucos dias antes da exposição, o que gerou bastante curiosidade entre o
público. “Hoje ela é muito procurada pela curiosidade para conhecer o produto.”
A Ciav Veículos, que comercializa veículos da Mitsubishi,
teve uma média de visitantes de 100 pessoas por dia. “Os modelos que os
visitantes mais procuraram foram a L200 e a Pajero. “Em seu balanço parcial no
sábado, antes do fechamento da feira, eles estavam com 20 vendas concretizadas.
A maioria foi a L200, com 14 vendas e com tíquete médio de mais ou menos R$ 300
mil”, relatou William Bertin, supervisor de vendas da empresa. De acordo com
ele, há outras 50 pré-vendas que devem ser confirmadas na próxima semana.
O gerente da Fiat Marajó, André Frasson, afirmou que o
movimento de pessoas foi um pouco mais baixo do que no ano passado, mas foi muito
bom de vendas. “O público que passou por aqui foi bem comprador mesmo. Veio,
sentou e negociou. Fizemos bons negócios, com muita coisa ainda para as
próximas semanas. Nessa próxima semana vamos correr atrás desses contatos de
pessoas que passaram pelo estande, se interessaram pelos veículos e que por
algum motivo não fecharam negócio. Vamos para cima e tenho certeza que faremos
mais alguns bons negócios, pode ter certeza.”
O tíquete médio das vendas foi em torno de R$ 135 mil a R$ 140 mil e o que mais atrai hoje na feira ainda é a linha Toro e Strada que é focada para o produtor rural com CNPJ. “Vendemos em torno de 210 a 220 carros mais ou menos, e ainda vamos fazer a conta de quanto ainda vai dar de faturamento. Com certeza a gente vai estar novamente na ExpoLondrina no ano que vem com a estrutura total de todas as marcas nossas.”
Andréa Gardina, gerente de vendas da Jeep e da RAM, relatou que 100 clientes deixaram contato para que os vendedores prospectassem após a feira. “Tivemos bastante fechamento. Jeep foram fechados 70 veículos e 20 veículos da RAM até sábado, mas até segunda-feira devemos fechar mais 20 veículos. Ela afirmou que entre as vendas da RAM o tíquete médio foi de R$ 400 mil, e da Jeep o tíquete médio foi de R$ 200 mil.
Foto: Rei Santos