Prefeito lança programação dos 85 anos de Londrina na exposição
09 abril

Prefeito lança programação dos 85 anos de Londrina na exposição

A administração municipal de Londrina transferiu, nesta terça-feira, os trabalhos para o Parque de Exposições Ney Braga. O prefeito Marcelo Belinati e os secretários municipais fizeram a sua primeira reunião na sala da Diretoria da Sociedade Rural do Paraná.

Na ocasião, foi lançada a programação dos festejos do aniversário de 85 anos de Londrina. O chefe de gabinete, Tadeu Felismino, apresentou a Economia Criativa como principal tema dos eventos. “Londrina já trabalha muito bem a inovação, temos universidades e instituições que nos representam muito bem. Queremos agora trazer novos setores para o campo da inovação como a cultura, a gastronomia e o segmento de eventos. Através da tecnologia vamos preparar a cidade para os próximos 15 anos, quando Londrina completa o seu centenário. Queremos uma cidade baseada no espírito empreendedor e em inovação”.

O prefeito Marcelo Belinati lançou um conjunto de ações comemorativas, denominada  “Maratona de Inovação e Economia Criativa”.

“Londrina é uma cidade extremamente rica em eventos no segmento cultural, esportivo. Queremos reunir estes segmentos para que isso sirva de estímulo, que a cidade possa ter novas conquistas. Vai ser uma Maratona no sentido de preparar a comemoração dos 85 anos da cidade e estimular que cada vez mais os segmentos cultural, esportivo e de eventos possam continuar a ser fortes e gerem mais empregos e renda e consequentemente, inclusão social. Queremos mostrar essa Londrina para o Brasil”, explica o prefeito.

A maratona tem como parceiros o Sebrae, Fórum Desenvolve Londrina e todos os órgãos da administração municipal.

No setor de Inovação Social, haverá um Concurso de Boas Práticas em Políticas Públicas, nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência social, direitos humanos, urbanismo, meio ambiente, cultura, esporte, desenvolvimento econômico, entre outros. Serão premiados projetos e propostas estruturados para solução de problemas ou melhoria de processos da cidade.

Na área de Cultura estão previstos Concursos de Novos Autores e Talentos, vinculados às mostras e festivais apoiados pela Prefeitura, através do PROMIC.

Na área de Tecnologia, serão realizadas sete maratonas de programação nas áreas de Agro (abril), Saúde (junho), Turismo Inteligente (julho), Sportech, EcoTic e Economia Criativa (setembro), Hackathon 60+ e Construção Civil (outubro).   

Na área de Esporte, o foco são as competições esportivas, com os Jogos Paraolímpicos do Paraná, em junho; Jogos da Juventude do Paraná, no mês de setembro; e Corrida do Aniversário de Londrina, em dezembro, entre outros.

 

Projeto reduz ISS do setor de eventos

Outro anúncio foi para o Setor de Eventos. Atendendo a pedido antigo do setor, o prefeito assinou um documento que vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores para redução da alíquota do ISS de 0,5% para 0,3%. O projeto de lei foi formatado pela administração municipal junto com o Londrina Convention Bureau e com o Fórum Desenvolve Londrina. A ideia é estimular e tornar Londrina cada vez mais atrativa para a realização destes eventos.

“Essa era uma das grandes reivindicações do setor de eventos. Entendemos ser fundamental para aumentar a captação de eventos para a cidade, para torná-la competitiva em relação a outros pólos regionais. Um dos pontos elencados é a redução da alíquota do ISS de 5% para 3%”, explica o prefeito.

Para o diretor da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio, essa é decisão importante para o setor de eventos. “É um segmento que gera bastante renda para a cidade, é uma atividade que não polui e que tem um grande potencial de crescimento aqui em Londrina. A gente tem que tratar com carinho e ter uma atenção especial porque é uma atividade para nós interessantíssima. Nossa região é muito boa, com uma posição geográfica privilegiada, temos que aproveitar esse potencial”.