Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo prossegue até domingo

Resultados de Londrina classificarão oito animais para a Expointer

Com 22,94 mil exemplares, o Paraná é um dos destaques na criação de Cavalos Crioulos no país. Com fortes e tradicionais criadores que despontam na raça, vem ganhando espaço também entre usuários de animais para provas esportivas e lazer. Uma das regiões de fomento no Estado é a de Londrina, que promove na ExpoLondrina, entre os dias 12 e 14 de abril, mais uma edição da Exposição Morfológica Passaporte do Cavalo Crioulo, que classifica oito animais para a Morfologia da Expointer.

 A organização do evento é do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos. Para o presidente do Núcleo, Caio Amaral, a expectativa para a exposição é positiva, pois há um grande número de inscritos. "Acreditamos que será uma competição completa que dará um nível muito alto para a nossa Exposição com animais fortes que poderão estar com grande representação na Expointer", observa.

Amaral também reforça que a região é nova para a raça Crioula e está em expansão, especialmente pela participação em provas esportivas. Além disso, o fato de o julgamento ser realizado na pista central junto a exemplares de raças bovinas, auxilia na demonstração do cavalo para outros públicos. "A região vem se consolidando no Cavalo Crioulo. Estamos trabalhando em trazer novos criadores e usuários para a raça. É uma região característica de outra cultura, o country, e estamos a cada dia tentando mostrar as qualidades do nosso cavalo, que é, acima de tudo, um cavalo vaqueiro, que pode ser inserido em outras provas como o laço em dupla (Team Roping) e de trabalho, no qual o Crioulo sempre traz a bandeira da resistência, importante para essas regiões", explica.


Dentro da programação do evento, ocorrerá o Leilão Norte da Raça, no sábado, dia 13, às 21h, com uma oferta especialmente voltada para os novos criadores. O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Londrina será na pista central B e ficará à cargo de Leandro Amaral.

Confira a programação:

12 de abril de 2019 (sexta-feira)

Entrada de animais

16h - Concentração de Machos

13 de abril de 2019 (sábado)

9h - Início do Julgamento Morfológico

18h30 - Reunião Regional de Núcleos

21h - Leilão de Cavalos Crioulos

14 de abril de 2019 (domingo)

9h - Continuação do Julgamento Morfológico

Notícia anterior Sociedade Rural anuncia... Próxima notícia Criadora gaúcha faz...