ExpoLondrina receberá Cavalo Campeiro este ano pela primeira vez

São esperados cerca de 15 exemplares, que participarão de provas de Morfologia e de Marcha. O Campeiro é um cavalo de sela e de trabalho e conhecido como “Marchador das Araucárias”

A raça de cavalo Campeiro participará, pela primeira vez, da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina este ano. Embora esteja no Brasil desde o século XVI e hoje se encontre, especialmente, em terras catarinenses, riograndenses e também do sudoeste do Paraná,   a raça ainda é novidade no Norte do Estado e está sendo trazida pelo criador e fomentador do Campeiro na região Elizandro Pellin.

Cerca de 15 exemplares participarão da ExpoLondrina 2019, em provas de Morfologia e de Marcha. Os dias e horários das provas ainda estão sendo definidas, mas ocorrerão no primeiro final de semana da exposição. Também haverá uma palestra, seguida de debates com criadores, sobre o padrão racial.

Pellin informa que o Campeiro é um cavalo de sela e de trabalho. Também conhecido como “Marchador das Araucárias”, os animais são reconhecidos como marchadores de  tríplice apoio, ou seja,  estão sempre com três patas no chão diminuindo o impacto com o solo e o balanço da marcha, proporcionando mais comodidade ao cavaleiro.

“Trata-se de uma raça de porte médio a pequeno,  os animais são dóceis, muito resistentes, adaptam-se facilmente a diferentes climas e terrenos acidentados”,adianta Pellin.

A recepção aos criadores , durante a ExpoLondrina, será feita na Casa do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Ney Braga, onde acontece a ExpoLondrina de 5 a 14 de abril.

Notícia anterior Sociedade Rural anuncia... Próxima notícia ExpoSabores de 2019...