ExpoLondrina 2019 chega ao fim com sucesso

Em 2020, o evento completa 60 anos e está agendado entre os dias 9 e 19 de abril

A 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina referendou seu perfil, disseminando conhecimento; proporcionando espaço para relacionamentos institucionais, novos investimentos, novos parceiros, networking, tecnologia, informação e entretenimento; impulsionando a produção tecnológica, com o Pavilhão Smart Agro, dando aval à cidade de Londrina para se tornar um polo de tecnologia e inovação; e também neste ano se transformou num centro político nacional, estadual e regional, fortalecendo seu perfil de aglutinar discussões e debates importantes para Londrina e para o Paraná.

O Governo do Estado, Assembleia Legislativa e governo municipal instalaram suas sedes administrativas no Parque Ney Braga em determinados períodos do evento. Também a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, passou um dia na ExpoLondrina, participando do Fórum do Agronegócio, se reunindo com a diretoria da entidade e visitando a exposição. “Isso mostra a força política do agronegócio”, comenta o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio.

Levando-se em conta o cenário político e econômico nacional e a realização do evento com um dia a menos do que sempre ocorreu – este ano foram 10 dias e não 11 - os resultados ficaram dentro das expectativas dos organizadores. As negociações econômicas alcançaram, em vários setores, bons resultados como concessionárias, liquidez na pecuária e financiamentos.

A movimentação econômica alcançou R$ 615.600.000,00.  De acordo com Antônio Sampaio, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade organizadora da exposição, o público chegou a 464.103 visitantes. O atual momento do país refletiu em uma queda de 8,32% de público, considerando que este ano foram 10 dias. Em contrapartida, mesmo sem parceiros habituais como Itaipu e Caixa Econômica, houve um crescimento de 5,5% na comercialização das áreas.

“No setor pecuário, fechamos com uma liquidez acima de 90%. O setor de veículos também apontou boa comercialização, com mais de 1.200 negócios fechados, perspectivas pós-feira e fortalecimento da marca.  E revendas  de máquinas e equipamentos, assim como os bancos informaram que  estão com negócios prospectados”, comenta.

A 59 ª edição da ExpoLondrina recebeu no Parque de Exposições Ney Braga cerca de 6.900 animais, entre bovinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos,  caprinos, pequenos animais que ficaram expostos ao público e  movimentaram os leilões, as pistas de julgamentos e de esportes.

A diversidade gastronômica da exposição é um forte e proprietários de restaurantes e barracas de alimentação se mostraram satisfeitos com os resultados, especialmente do último final de semana, quando o tempo – com sol e temperaturas amenas – levou grande fluxo de visitantes ao parque. A ExpoLondrina 2019 gerou em torno de 7.200 empregos diretos e indiretos.

 Visitas gratuitas e agenda técnica

O público dos eventos técnicos foi bastante significativo, registrando crescimento em torno de 10% – passou de 16.800 em 2018 para 18.750 este ano. Foram realizados cerca de 150 eventos técnicos entre palestras e oficinas com apoio de parceiros como o Sebrae, Senai ,Conselho Regional de Medicina Veterinária, Universidades, Embrapa, OAB,  Seab, Emater, Iapar, entre outros. Todas as palestras, cursos, simpósios, encontros e workshops estiveram lotados com aproximadamente 19 mil pessoas.

Mais de 21 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e técnicas, além de idosos visitaram a ExpoLondrina 2019, totalizando 284 grupos que foram recebidos no Parque Ney Braga em visitas gratuitas.

Fórum do Agronegócio 2019

O III Fórum do Agronegócio discutiu nesta edição da ExpoLondrina os problemas de logística e infraestrutura que o agronegócio enfrenta no Brasil. Em palestras e painéis com lideranças nacionais do setor, o debate girou em torno de problemas já conhecidos do agronegócio: o alto preço do pedágio nas estradas, a má conservação das rodovias, o custo do frete, a burocracia, altos juros, a busca de novos mercados para exportação e a necessidade de novas políticas agrícolas.

O evento contou com a participação de lideranças nacionais e estaduais do setor e da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina Correa da Costa Dias, que em palestra falou sobre a expectativa do mercado agro para o anúncio do Plano Safra. Em coletiva, a ministra anunciou que a cidade de Londrina será o primeiro Polo  de Inovação do Agro do país.  A primeira ação para a instalação do polo será a realização de um Hackathon , utilizando a base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dentro do 2º Agrobit que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro próximo. O Agrobit é um evento nacional de tecnologia e inovação do agronegócio, que teve sua primeira edição no ano passado, em Londrina, sendo mais um evento da SRP.

 

Hackathon em novo formato

A 4ª edição do Hackaton Smart Agro veio este ano em novo formato - GROWTH. Os projetos foram avaliados conforme o avanço no modelo de negócio e o potencial mercadológico, entre outros critérios. As 20 startups participantes estavam em diferentes fases de desenvolvimento, mas já com uma estrutura mínima para ingressarem no mercado. As primeiras colocadas foram a DIOXD, HidroMaps e LebenLog (transPork). A Sociedade Rural do Paraná (SRP) selecionou entre as participantes quatro Startups para a Aceleradora Go Agritech: Bee Money, HidroMaps, LebenLog (transPork) e ME PROTEGE EPI. 

 

 Fazendinha

Atração para todas as idades e já tradicional na Exposição, a Via Rural Fazendinha da EMATER abriga nos últimos 23 anos, unidades demonstrativas de diversas culturas, tecnologias e produção da agricultura familiar. Este ano, em suas 20 unidades, a Fazendinha contou com o apoio da UEL. O espaço, nos 10 dias do evento, recebeu em torno de 218 mil visitantes. Foram realizadas 58 oficinas técnicas e recebidas 163 excursões.

A ExpoLondrina 2020  já tem data marcada: será de 9 a 19 de abril. Na ocasião a exposição comemorará 60 anos.     

Notícia anterior Sociedade Rural anuncia... Não há notícia Posterior